quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dicas para melhorar a relação com a instituição financeira

O presidente do Instituto para o Desenvolvimento da Cultura do Crédito, Fernando Blanco, dá dez dicas para quem deseja melhorar sua relação com a instituição financeira e ampliar suas chances de obter uma concessão de crédito com condições melhores e dentro das necessidades da empresa.

Apresentação de balanço - muitos empreendedores não possuem um demonstrativo de resultados bem construído. Geralmente, a parte da contabilidade da empresa está toda nas mãos de um contador. Apresentar um fluxo de caixa coerente que apresente de forma clara as necessidades de recursos ao longo do tempo, mostra à instituição financeira que se tem, no mínimo, bom controle do caixa. E isso passa uma informação importante: a de que a empresa está bem administrada.

Não deixar para pedir o crédito de forma emergencial - com um fluxo de caixa bem detalhado e possível antecipar as necessidades. Isso, além de mostrar organização, dá tempo ao empreendedor para conversar com o gerente, analisar as ofertas de crédito existentes e decidir pela melhor linha.

Cuidado com os buracos em seu planejamento - os analistas das áreas de crédito são treinados para encontrar inconsistências nos números e dados apresentados. Por isso, informações conflitantes podem abalar toda a credibilidade dos documentos apresentados.

Crie uma relação de troca - o gerente da instituição financeira estará na posição de quem atende um cliente. Ou seja, estará constrangido de apontar defeitos ou problemas. Cabe ao empreendedor dar espaço para que o gerente aponte o que pode ser melhorado, mesmo dentro das ações da empresa, que aumentem a chance de obtenção de crédito.

Frequentar a instituição financeira - além de ir pessoalmente à agência e conversar com o gerente, o caminho inverso também é importante. Criar oportunidades para que o gerente vá até a empresa e até mesmo traga seu superior ou um analista de crédito, trazem proximidade à situação real da empresa. A aquisição de um novo equipamento, um novo espaço para funcionários, a reforma de determinada área, podem ser utilizadas como convite para uma visita.

Mantenha o foco nas conversas - o brasileiro tem uma tendência muito grande para conversar sobre amenidades, como o time de futebol e a família, como forma de obter intimidade. Não há problemas com isso, mas cuidado para que a conversa com o gerente não fique só nisso. O ideal é que ao menos 75% do tempo seja dedicado para se falar sobre o empreendimento.

Concentre-se no futuro do empreendimento - o histórico do negócio conta muito, mas serve apenas como referência, pois o crédito é sempre concedido visando o sucesso futuro. Portanto, a conversa deve girar em torno das possibilidades de crescimento e desenvolvimento.

Não exagerar no otimismo - lembrando que não existe negócio sem risco ou imprevistos, um erro comum é exagerar no otimismo, afirmando que tudo vai absolutamente bem. Excesso de confiança pode demonstrar falta de informação dos riscos inerentes ao empreendimento.

Ajude a instituição a saber mais sobre as especificidades de seu segmento - mesmo dentro do mesmo setor, alguns negócios reagem de forma diferente a determinadas oscilações de mercado. Uma indústria de calçados voltada para a exportação será mais impactada por alterações cambiais que uma que atue somente no mercado interno. Por isso, cabe ao empreendedor mostrar quais são as questões específicas de sua atuação. Mesmo que sejam solicitadas poucas informações, a grande chave está em disponibilizar mais dados, mesmo que não sejam pedidos.

Estabelecer um plano de comunicação direcionado à instituição financeira - a constância na comunicação auxilia na manutenção da boa relação entre empresa e instituição financeira. Veja um exemplo de como fazer isso:

Anualmente - construir e apresentar um plano anual, com previsões e metas bem embasadas, indica que se sabe e que se planejou o caminho que será percorrido nos próximos 12 meses.
A cada 6 meses - enviar um balanço ou balancete detalhado com as informações financeiras, apresentando números mais aprofundados do negócio.
A cada 3 meses - enviar um relatório sobre o andamento dos negócios. Vale fazer um texto que fale sobre a visão de mercado e um que apresente a situação da empresa naquele trimestre.
No surgimento de uma informação relevante - diante de qualquer dado que possa afetar a empresa de maneira positiva ou negativa, a recomendação é a de que se envie um e-mail para o gerente. Pode ser uma notícia sobre o segmento ou uma negociação excepcional com um cliente. Além de mandar o e-mail comentado o ocorrido, o ideal é ligar para o gerente ou mesmo fazer uma visita à agência, confirmando se ele recebeu a mensagem e trocar ideias a respeito.


Fonte: Universia

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