domingo, 18 de julho de 2010

As finanças da sua empresa

A receita para manter a boa saúde financeira de um empreendimento está na ponta da língua dos especialistas da área: controle, controle e controle.A questão toda está em conhecer os aspectos envolvidos na administração da contabilidade da empresa, entender suas relações, acompanhar seu desenvolvimento e tomar decisões com base em dados claros e objetivos.

A gestão bem feita das finanças é, inclusive, excelente termômetro que antecipa ou revela problemas ao mesmo tempo em que mostra o local exato onde estão acontecendo.

É preciso ter noção concreta do fluxo de caixa, saber o que entra e o que sai. É como na vida pessoal, quem gasta mais do que ganha passa a ter problemas, reforçando que o controle do fluxo de caixa deve ser somado à previsão de taxa realista de inadimplência.

Todo controle, porém, só faz sentido quando baseado em um plano estratégico. “Todo empreendedor precisa ter visão de futuro, imaginar qual a fotografia dos seus sonhos, saber aonde quer chegar. Assim, suas ações e decisões terão compromisso com o objetivo”.

A complexidade do tema requer avaliação constante do próprio negócio e das variáveis que podem afetar a saúde financeira da empresa. Para tanto, o empreendedor deve ampliar continuamente seus conhecimentos.

Fonte: Universia

Nenhum comentário: